Imagem capa - Como organizar um casamento? por Fernando Oliveira
Artigos

Como organizar um casamento?

Tenho certeza que assim como muitas noivas você embarcou nesta e é marinheira de primeira viagem, estou certo?


 Claro, pois o casamento é algo tão esperado, mas tão esperado que desejamos que aconteça somente uma vez na vida para viermos o felizes para sempre.

 Você foi pedida em casamento e deve estar meio perdida de por onde começar, o que escolher, como fazer, pois sabe que são muitas coisas para se resolver até o tão esperado “eu aceito”.


Para te ajudar estou escrendo este artigo aqui no meu blog e vou tentar fazer da maneira mais fácil fazendo um apanhado de tudo. Vamos lá?


Fui pedida em casamento, e agora?


Bom primeiro de tudo é saber qual o seu sonho, se seu estilo ideal de casamento segue algum estilo. Se almeja casar de princesa na igreja ou no campo com um vestido esvoaçante, afinal dentro do tema “casamento” temos vários estilos como o boho, o rústico chique, clássico, industrial, elegante, moderno, romântico... e saber qual deles mais se adeque com você é um bom ponto de partida.


Assessoria


Eu acho extremamente recomendado ter alguém para ajudar nesta árdua tarefa que o planejamento do casamento e não só a assessoria do dia. Contratar uma assessora pode lhe reder mais tranquilidade e mais tempo livre para planejar os detalhes de seu casamento. Uma assessoria, segundo o seu estilo vai te ajudar muito a ir nos fornecedores que mais se identificam com o seu tipo de casamento e gostos.


Convites


Quem não gosta de receber aquele lindo convite para um casamento? Nunca faça o convite por email ou redes sociais, mesmo que a pessoa more longe, envie pelo correio, faça com que a pessoa seja querida.


A primeira impressão no convite é algo que fica, por isso atente-se a caligrafia, formato, papel, tamanho, lacre, cor, envelope... e também lembre-se que normalmente 10 convites são iguais a pelo menos 20 convidados pois vale para uma pessoa e um acompanhante.


O convite deve ser entregue após a lista de presentes estar pronta, de preferencia 2 meses antes do casamento.


Orçamento


Um dos pontos principais nos casamento é o orçamento, que deve ser muito bem planejado e seguido. Um dos maiores motivos de discussão dos casais antes do casamento é justamente este ponto, pois se não for estipulado um número máximo de convidados e itens o seu planejamento pode ir por água a baixo.


Talvez seu desejo é fazer uma festa para 400 convidados, mas seu orçamento comporta confortavelmente 150. Porque então não reduzir este número de convidados para realmente as pessoas que estão presentes no seu dia a dia e representam momentos importantes em suas vidas? Além disto, o número de convidados é o limitador de espaços para o casamento, e quanto mais convidados, maior deve ser o porte da casa de festa, a quantidade de comida e bebida, e isso pode encarecer seu orçamento inicial.


Espaço para casamento


Buscar e definir logo o espaço para o casamento é um ponto chave no planejamento pois certos lugares mais badalados tem agenda cheia, tendo vaga para somente daqui 1 ano e meio. Além do que, o estilo de seu casamento deve convir com o espaço.


Se seu sonho é casar na praia ou no campo existem alguns fatores a se pensar, e o primeiro deles é o deslocamento dos convidados e horário do casamento. Se seu casamento será em local distante e seu convidado passará algum tempo na estrada lembre-se que sempre é de bom tom recebe-lo bem. Após algumas horas de estrada chegar no local com um clima gostoso, boa música, um local para descansar e comer um quitute antes da cerimônia faz seu convidado se sentir especial, e a primeira impressão é a que fica – já dizia o ditado. Desta maneira ele se esquecerá rapidamente do trânsito ou do tempo que passou na estrada.


Fotografia e vídeo


De acordo com seu estilo, a identificação com seu fotógrafo e videomaker são muito importantes (falamos disso aqui). Afinal, o fotógrafo e o videomaker vão lhe acompanhar antes, para descobrir os detalhes do seu casamento e o que você espera; durante, desde de making of, montagem da cerimônia e festa; e depois, pois eles ainda terão um lindo vídeo, fotos e álbuns com as memórias mais importantes do seu casamento.


Dentro do seu estilo, você irá procurar um profissional qual goste, que fale a mesma língua e seja alguém de fácil acesso, afinal você terão que manter contato. Na busca pelo profissional ideal você terá que acima de tudo saber quais memórias valoriza. Seu casamento será algo clássico com aparência de coluna social e você gosta deste estilo? Então busque alguém que siga está linha. Se você é mais descolada, busca emoção e sentimentos nas fotos, busque alguém nesta linha mais despojada. E o essencial é fechar com este profissional o quanto antes, pois diferente de uma empresa, ele só consegue atender um evento por dia e cuida para que todos eles sigam a sua linha de qualidade.


Decoração e estrutura


Um lindo celeiro quando não decorado se mantém só um celeiro, mas quando chegam as flores, os tecidos, os móveis, a coisa muda de figura e o espaço vira uma tela de fundo para o que vai aconhecer. Decorar um local é uma tarefa que demanda atenção para não provocar excessos ou faltar, o equilíbrio é o bom tom.


Nesta tarefa sempre é recomendado estar junto a um cenógrafo/decorador para lhe ajudar e dar o seu toque especial com os famosos DIY, que carimbam o seu estilo.


No cinema, por exemplo, você vê cenários incríveis, atrizes e atores belíssimos. Mas nada disso seria tão belo sem uma boa iluminação, já diz no meio audiovisual que o cinema se faz com uma boa luz. E isto também se aplica a casamentos, imagine o altar mais escuro que os convidados ou uma mesa de bolo no local mais escuro do espaço, não chama atenção não é mesmo? Afinal nosso cérebro e olhos se atentam para o que está mais em evidência.


Maquiagem e cabelo


O maquiador e o cabeleireiro são outros profissionais que só atendem um evento por dia e contratá-los o quanto antes evita preocupações desnecessárias.


 A identificação com o trabalho destes profissionais traz tranquilidade no dia do casamento, e estresses nestes momentos iniciais podem afetar o cronograma do dia inteiro além de prejudicar o trabalho do fotógrafo e vídemaker resultando na entrega das suas memórias. Pessoas atenciosas e preocupadas e fazer o trabalho o melhor possível são sempre altamente recomendadas.


Vestido de casamento e traje do noivo


Até agora vimos que estilo e bom senso definem o casamento. Mais ainda quando se trata do que irá aparecer em todas as fotos, o vestido da noiva e o traje do noivo. Vestimentas que combinem que a proposta e horário casamento são de super bom tom.


Imagine casar em no campo com um sol maravilhoso das 16h e usar um vestido branco de princesa cheio de brilho. Imaginou essa cena? Não combinou muito na sua mente também, não é mesmo?


Escolher um designer de vestidos ajudará você nessa escolha quando você passar todas as informações como local, hora, clima, suas referencias, para criar e escolher um vestido que seja lindo. Por isto, busque o vestido antes ou ao mesmo tempo que busca o espaço para o casamento.


Assim como o traje do noivo não deve fazer feio, preste atenção nas tendências e fuja daqueles ternos e fraques extremante formais. A vestimenta do noivo deve fazer jus a da noiva.


Cerimônia


O celebrante do casamento é peça chave para ditar o ritmo da cerimônia, deve ser alguém que conheça a sua história e acima de tudo saiba contar uma boa história para deixar vocês à vontade e arrancar choros e sorrisos. Por falar em choros e sorrisos, nunca contenha a emoção, o casamento é um momento leve e você deve se soltar, afinal o choro no casamento é um momento de emoção e entrega.


Hoje em dia o total tradicionalismo está dando espaço ao despojado, algumas noivas abrem mão de crianças fofinhas para as entradas por serem mais imprevisíveis e dão espaços a damas e “damos” adultos que são mais amigos do casal. Isso traz um significado maior ainda e fortalece os laços de aliança com o casal.


Há também noivos que recebem depoimentos emocionantes e engraçados de alguns amigos durante a cerimônia ou a festa e deixa o clima ainda mais encantador e afetivo.


E o principal: nunca abra mão dos votos. Faça os votos, todos se encantam com as trocas de carinho e olhares durante essas declarações cheias de amor e história. E este será um dos momentos dos registros mais lindos do casamento.


Festa


Obá! O momento de celebração e alegria tão esperado! Todos se divertem, riem e socializam. Mas fique atenta, imprevistos podem acontecer e ter um gerador para manter as luzes, a música e a bebida gelada é extremamente importante para não tirar o brilho da sua festa.


Neste momento, ter uma boa música, um cronograma alinhado com a assessora é fundamental para ficar sem preocupações e curtir com os convidados. É altamente recomendado deixar uma quantia com a assessora caso algo tenha que ser comprado de ultima hora.


Abrace os amigos, sorria vocês estão casados... Ah! Sobre fotos, você tem duas escolhas a pensar: fazer fotos com todo mundo (o que vai lhe tomar um tempo considerável) ou curtir a festa e deixar os fotógrafos registrando vocês e os convidados se divertindo. Mas nunca, nunca mesmo deixe de fazer fotos com os pais e avós!


Para concluir


O casamento como pôde ver é algo que demanda muita atenção, carinho e cuidado. Coloquei algumas das informações que acho mais relevantes para se planejar um casamento. Neste momento contar com bons profissionais é essencial para um casamento lindo.


Eu sou o Fernando Oliveira, fotógrafo de casamento e família, se quiser falar comigo é só clicar aqui! Nos vemos no próximo post!